No mundo dos negócios, podemos dizer que há dois tipos empresas: as que inovam e lançam tendências, e as que seguem estas tendências. Podemos dizer que este primeiro grupo, capaz de lançar no mercado novas ideias são compostas, muitas vezes, pelas grandes marcas.
Mas ficar atento ao que o mercado está fazendo é muito importante, senão você fica pra trás. A grande dúvida aqui é: buscar a inovação ou esperar por ela?
Em todos os mercados, mas, em especial no e-commerce, monitorar seus concorrentes é fundamental. Saber o que eles estão fazendo te dá a chance de fazer igual ou fazer melhor!
Identifique novos produtos:
Seus concorrentes podem estar vendendo produtos que você desconhece, mas que podem ter grande apelo para o seu público.
Acompanhe preços e promoções:
Você sabe qual o preço do seu concorrente e quais as promoções ou ofertas praticadas? Seu concorrente pode estar lançando mão de promoções agressivas que podem ter grande impacto nas suas vendas.
Novas ideias:
Ideias que legais que levam a outras ideias aqui, esse é o conceito!
Novas palavras-chave:
Seus concorrentes podem estar usando expressões ou palavras-chave para a otimização do mecanismo de busca, que sirvam para você.
Pesquise no Google:
Coloque-se no lugar dos seus clientes e busque por seus produtos nos sites de busca. Como está a busca orgânica? Você está na primeira página? Sua concorrência está melhor posicionada que você? O conteúdo das buscas é relevante à palavra-chave?
Estar antenado com o mercado e o que está sendo feito é fundamental para o futuro do seu negócio. E analisando o que os outros fazem talvez possa descobrir uma laguna do mercado, ou seja, algo que não esta sendo feito por ninguém. E ai pode nascer uma ideia inovadora!