Você sabe o que leva o seu cliente a navegar pelo seu site, escolher um produto, clicar em comprar, colocar seu CEP, avançar e quando chega na hora de finalizar o
pagamento, abandonar o carrinho de compras online? Esta é uma das dúvidas que mais arrepiam os vendedores online!
Podemos inicialmente citar os principais fatores:
– Interrupção do processo de compras, como o cliente ter que sair no momento devido ao telefone que tocou, visitas em casa, o chefe que chegou na sala, etc. Ao retornar, o cliente por dispersão não retoma a compra;
– Pode ter pesado nesta decisão a atual situação financeira, e concluir que naquele momento não seria prudente continuar;
– O cliente recebeu ou viu um anuncio ou newsletter com condições mais interessantes.
– O custo do frete não agradou, o cliente achou este custo muito alto.
Pesquisas neste sentido já foram feitas e podemos concluir que:
· Altos custos com frete – 44%
· Indecisão pessoal sobre a compra do produto – 41%
· Desejo pesquisar preços em outros sites – 27%
· O preço era maior do que eu estava disposto a pagar – 25%
· Só queria salvar os produtos no meu carrinho para pensar melhor mais tarde – 24%
Então, seguem abaixo dicas que podem fazer com que o abandono do carrinho no seu site seja reduzido!
Facilite o processo de compras aqui, menos é mais! Quanto menos cliques seu cliente precisar dar para efetuar uma compra, melhor!
Evite inserir diversas telas e seja objetivo!
Os valores de frete devem estar claros, se há custos de frete, deixe isso bem claro ao seu cliente, preferencialmente antes de ele iniciar
o processo de compra pelo seu site! E se você não cobra frete, deixe isso claro também, seu cliente vai gostar de saber!
Se você faz entregas por correios, inclua formas de envio diferentes com opções de preços diferenciados, como Sedex, Sedex10 e Pac. Seu cliente poderá optar se
deseja um frete mais em conta ou um mais rápido. Se for fazer entregas por transportadoras, faça pesquisas de preço com várias, a fim de praticar um preço justo e compatível com o mercado.
Faça remarketing (Saiba mais: /blog/ja-ouviu-falar-em-remarketing/)
Seu cliente abandonou a compra? Que tal mandar um e-mail para ele, com uma nova condição de compra deste produto, que ele tem interesse?
Desta forma, você consegue pode trazer de volta aquele cliente que estava quase perdido! Existem plataformas de e-commerce que fazem esse trabalho de forma automática.
Torne o contato com seu cliente mais ágil. Que tal Chat online?
O chat online pode recuperar ou evitar um abandono. No momento da compra o cliente pode ter uma dúvida que pode levá-lo ao abandono. E se você tiver um canal ágil, onde ele possa falar com sua loja facilmente, isso pode ser minimizado.
O mais importante é agir e não perder conversões. Prestar um ótimo atendimento, facilitar as informações e deixar o cliente à vontade são atitudes fundamentais para a evolução das conversões.