Nas épocas festivas, as ameaças virtuais aumentam e exigem mais cuidado do internauta nas transações pela internet. É importante se proteger e ficar alerta para as novas ameaças com relação ao e-commerce. Confira:
1. Fuja da mentira
Se você não conhece a empresa que oferece o produto, verifique sua legitimidade. Pesquise na internet. Caso não encontre nada a respeito da companhia, existe chance de haver algum problema, é difícil alguém não ter divulgado sua experiência com a loja virtual.
2. Cuidado com as promoções
É difícil distinguir e-mails fraudulentos, já que eles estão se tornando cada vez mais atraentes e bem escritos. Para verificar a veracidade do e-mail, passe o mouse em cima do link para ver se o endereço para o qual é direcionado é de um domínio legítimo. Atenção para as URLs curtas, dificilmente utilizadas em newsletters.
3. Duvide do Twitter
Várias empresas adeptas às mídias sociais devem utilizar o Twitter para divulgar promoções de Natal. Tome cuidado com os links de empresas supostamente confiáveis. Antes de sair clicando nos links de uma promoção, verifique a autenticidade do perfil.
4. Evite o PC alheio
Não use computador alheio para transações delicadas. Além de máquinas públicas, como as de lan houses, o ideal é evitar pagamentos e compras on-line até no PC de amigos. Quando muitas pessoas usam uma máquina, ela é mais vulnerável. Quanto ao seu computador, mantenha-o atualizado – de aplicativos a antivírus -, pois esse ainda é o melhor recurso preventivo.
5. A loja é segura?
É tradição dos paranóicos checarem duas coisas ao fazerem uma compra virtual. A primeira é o endereço, que deve iniciar em https:// quando o internauta tiver que digitar seus dados pessoais – o “s” sinaliza que eles serão criptografados. A segunda é o cadeado que aparece no pé direito do navegador. Clique duas vezes no cadeado para ver se ele é válido.
6. Acompanhe seu pedido
Se a empresa oferecer o serviço, é válido guardar o número de sua compra para saber se a sua encomenda foi entregue à transportadora e está a caminho de sua casa. Rastreie seu produto se puder.
7. Informe-se para poder reclamar
Imprima os dados do seu pedido para que, se for necessário, você reivindique seu direito – no caso de atraso na entrega ou pacote perdido. Saiba também quais são as políticas de troca e devolução da loja virtual para não esquentar a cabeça depois.
Fonte: IDGNow