O Marketing de Conteúdo pode ser definido da seguinte forma:
Marketing de conteúdo é uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais vendas.” (Rock Content)
Podemos definir então que uma estratégia de Marketing de Conteúdo passa pelo processo de atração do cliente, criando um conteúdo interessante, que agregue algo para ele e com isso, conquistamos a atenção e retemos o cliente por meio da aquisição de e-mail, seguidor em nossa fanpage ou inscrição em seu canal, onde mostraremos que existe uma vantagem em acompanhar e seguir o que estamos publicando. É importante destacar que, o Marketing de Conteúdo contempla o desenvolvimento assertivo de materiais para cada público. E finalmente o ponto onde iremos buscar a geração de receita com esse público conquistado.
Tão importante quanto o planejamento e execução dessas ações, é a mensuração dos resultados obtidos. Isso porque precisamos saber se o que foi planejado e executado precisa ser alterado ou já está assertivo.
Para definir o que mensurar e como mensurar, deve-se ficar atento para não se ater a resultados superficiais. Por exemplo, você tem o objetivo de atrair mais visitantes para seu site e cria uma postagem no Facebook. Esse post recebe várias curtidas e compartilhamentos, mas você não identifica um aumento significativo nas visitas em site, ou seja, seu objetivo principal não foi atingido.
Claro que não houve perda de tempo, nem desperdício de trabalho. Um resultado adverso ao que esperamos pode nos mostrar uma tendência, uma mudança do nosso público ou até mesmo identificar novos públicos para uma empresa. Mas para que você consiga enxergar qualquer um desses itens, é preciso uma análise minuciosa dos dados obtidos. A mensuração envolve muitos aspectos importantes, por isso vamos tratar desse assunto em um post futuro, fique atento.
O caminho se apresenta longo e difícil de ser trilhado, mas ao percorrê-lo verificamos inúmeras vantagens nessa jornada. Se ainda não acredita, veja 5 motivos que pode lhe convencer:
- Relacionamento
Ao se relacionar com seu cliente durante todo o processo de compra, você reduz a possibilidade de desistência ou que esse cliente seja impactado por alguma ação da concorrência.
- Engajamento
A construção de uma relação de confiança vai muito além da venda. É importante estar presente na vida do consumidor quando ele precisar, mesmo que isso signifique apresentar soluções que não estejam necessariamente ligadas ao serviço oferecido pela empresa.
- Visibilidade da marca
Não dê chance para seu concorrente aparecer no lugar que você deveria estar. Se você não faz o Marketing de Conteúdo, seu concorrente faz e poderá ganhar aquele cliente que poderia ser seu.
- + Vendas
Durante o processo de compra, a lembrança de marcas que, de alguma forma, estiveram presentes em algum momento em que precisaram, influencia diretamente essa decisão.
- Fidelização e Pós-venda
Uma vez que as compras recorrentes representam quase 70% da receita de uma empresa, o marketing de conteúdo, por trabalhar durante todo o processo, lhe dará mais dados para desenvolver ações e promoções visando o aumento do Ticket Médio desse cliente.
O Marketing de Conteúdo vai muito além das situações colocadas aqui. Procuramos com este artigo dar a você um ponto de partida. Esperamos que faça bom proveito.
Até a próxima!
Já utiliza técnicas como essa ou diferentes dessa para atrair seu público?
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