Google ultrapassa Yahoo nas pesquisas orgânicas via mobile

09:22

Cerca de um terço de todas as buscas orgânicas originadas em tablets e smartphones é feito no Google. De acordo com uma pesquisa recente da RKG, empresa especialista em marketing digital, o Google subiu cinco pontos percentuais (32%) no último trimestre de 2013, ultrapassando Yahoo (31%) nas buscas orgânicas mobile no período.

A fatia de pesquisas orgânicas, efetuadas em dispositivos móveis, cresceu no quatro trimestre do ano passado, atingindo 29% do total de consultas. Um salto de aproximadamente 20%, comparado com o ano anterior. O crescimento também foi bastante superior ao alcançado pelas buscas orgânicas, de um modo geral, que foi de apenas 5%.

A busca realizada em Smartphones (7%) e tablets (18%) já responde por um quarto do total. Dados de outra pesquisa, dirigida pela Covario, agência especializada em marketing digital, apontam na mesma direção do estudo da RKG, com uma pequena variação nas pesquisas realizadas via tablets (13%). Concernente às buscas pagas, 32% são geradas em dispositivos móveis (16% em smartphones e 16% em tablets) e representam 35% dos links patrocinados do Google e 24% dos cliques em anúncios do Bing.

A renda-por-clique (RPC) no quarto trimestre de 2013, via mobile, foi bastante inferior a outros canais, sendo 69% menor que a de desktops e laptops. Contudo, no trimestre anterior essa diferença era ainda mais abrupta: 74%. Cerca de 75% das compras via mobile envolvem uma única interação, com uma média de três a quatro toques.

Já o acesso a redes sociais, via tablets e smarphones, no T4 do ano passado, somou 31% do total de acessos. Um salto considerável, comparado com os 18% do ano anterior.

Fonte: www.ecommercenews.com.br