A indústria de data center foi o centro das atenções do público, da mídia e dos governos em 2012. No que se refere ao consumo de energia, nossa indústria enfrentou uma onda de publicidade negativa, já que com o aumento de 19% na quantidade de energia elétrica consumida pelos data centers, em nível global entre 2011 e 2012, se espalhou o medo de que esta insaciável necessidade de energia continue a crescer ilimitadamente.
No entanto, a indústria pode respirar com alívio. O resultado do Censo Mundial da DatacenterDynamics 2013, mostram que o aumento de energia foi inferior a metade dos últimos anos, um pouco mais de 7%.
Em nível regional vários data centers emergentes mostraram crescimento em potencial, incluindo Oriente Médio (17,5%) e América Latina ( 15,1%).
A América Latina é uma região onde a energia para data centers ainda está em dois dígitos. Isso ocorre porque muitos dos países da região fazem parte do mercado de data center emergente e têm experimentado um crescimento em espaço e em racks, o que também é uma indicação de que neste mercado as instalações existentes continuam a operar de forma ineficiente.
Já o comportamento na Europa Ocidental tem sido caracterizado por uma mudança no consumo de energia devido ao maior uso de medidas de eficiência energética e projetos de consolidação.
Fonte: www.datacenterdynamics.com.br