A grande onda atualmente são as redes sociais. Orkut, Twitter, Facebook são fenômenos no Brasil e no mundo. Empresas têm criado suas próprias redes sociais em sites 2.0 e não parecem saber como lidar com elas de maneira lucrativa, ainda não se beneficiando com as vantagens das mídias sociais.
A Internet deixou de ser uma mídia para ser um ambiente. Uma brecha virtual no espaço-tempo na qual temos experiências de entretenimento, de troca e acúmulo de informações, de comunicação e de compras. Vários usuários deixam rastros que podem ser estudados por empresas que procuram conhecer melhor seus clientes para aumentar a assertividade de seus esforços de marketing.
As mídias sociais são um boca-a-boca em enorme escala, facilitado pela conectividade e tecnologia. Como é um diálogo público, cria vantagens ainda maiores do que o tradicional boca-a-boca. Apesar de empresas poderem se beneficiar por diversos ângulos, muitas não se apropriam dessas vantagens, pecando na forma como impactam os consumidores nos meios sociais.
Informações sobre o grau de engajamento, tipo de conteúdos e formas de alastramento podem embasar uma ação de marketing viral. O tratamento de dados pode instigar o desenvolvimento de um novo produto. É importante não controlar, mas gerenciar o que é dito sobre a marca. As empresas devem saber o que os consumidores gostam, reprovam, criam e compartilham. E para tal, devem estabelecer parcerias com prestadores de serviços que devem entregar soluções completas que permitam às marcas compreenderem sua presença na web para tomarem decisões sobre o que ajustar ou quais medidas tomar para se beneficiarem cada vez mais nesse mundo colaborativo.
É importante otimizar os esforços alocados em marketing, inclusive nas mídias sociais. Medir e analisar os rastros deixados pelos consumidores, identificando a influência de cada ponto de contato deles com a marca, é essencial para direcionar os investimentos de marketing. Assim como é extremamente relevante monetizar as descobertas e decisões a serem tomadas, garantindo que os benefícios superem os custos, e que os esforços reverberem positivamente.
Fonte: Webinsider e Imasters