Seus produtos precisam ser facilmente achados dentro do seu site por seus clientes e por isso a barra de busca é uma ferramenta fundamental. Ela irá influenciar diretamente na facilidade de busca em sua loja virtual.
A facilidade e rapidez deste processo é determinante para a compra ir adiante ou não.
Visibilidade:
É quase óbvio mas não custa reforçar: Deixe-a sempre bem visível.
Quanto mais possibilidades de acesso aos produtos ou categorias, como menus laterais, refinamento de buscas, filtro, etc., melhor!
Identifique o que seus clientes buscam:
Faça relatórios de palavras mais buscadas e use esta informação ao seu favor. Com estes dados, você pode determinar quais produtos ou categorias são mais buscados e então poderá dar mais destaque à eles no
site, como pro exemplo deixa-los na vitrine da página inicial.
Use palavras relacionadas nos produtos. Se um cliente seu buscar por um produto em seu site, mesmo que você não o tenha, as palavras relacionadas poderão ajudar a mostrar outros produtos similares, ou
sugestões de compra. Pode ser que o cliente se interesse por esse produto, aumentando as chances de finalização da compra.