SEO – Gere mais tráfego para seu site

09:41

Uma das características de sites bem posicionados é o alto índice de visitação, ou seja, quer dizer que o site é acessado por muitos usuários. Quanto mais pessoas acessarem o site, maior a chance de vê-lo bem posicionado nos sites de busca.

Para fazer com que o seu site seja muito visitado, você pode utilizar diversos recursos gratuitos como as mídias sociais: Twitter, Facebook, Orkut, diHiTT, LinkedIn, diversos blogs, entre outras.

As mídias sociais estão cheias de pessoas se relacionando, que montam grupos com interesses em comum, o que pode lhe ajudar na hora de identificar seu público-alvo, os gostos e necessidades do mesmo.
O Twitter, por exemplo, possui a opção de “Search Twitter”, que acompanha as mensagens enviadas mais recentes, relacionadas a uma determinada palavra ou expressão. Usando isso a seu favor, você consegue identificar com que grupo você pode começar a se relacionar, falar sobre o seu site, produtos e serviços.

O Orkut e Facebook contam com comunidades nas quais existem grupos de pessoas que compartilham de um mesmo gosto ou opinião. Criar uma conta de sua empresa nessas mídias e criar fóruns sobre seu produto, pode atrair diversos usuários.

Monitore suas mídias
As mídias sociais permitem que você conheça melhor o perfil do seu público-alvo, aprimore seus serviços, esclareça dúvidas de clientes, entre outras infinitas possibilidades. Mas não adianta criar um perfil em cada site se você não monitorar ou se informar sobre o que acontece por lá. Responda todas as mensagens, sejam elogios ou críticas. Jamais leve as críticas para o lado pessoal. Procure entender o problema do cliente e ajudá-lo a resolver. Criar briga ou discussão em mídias sociais é coisa de amador, e a sua empresa perde credibilidade.

Algumas ferramentas facilitam essa monitoração como o já citado search do Twitter, o Google Alters (para monitorar sites, notícias e blogs. Monitora as principais palavras-chaves relacionadas, acompanhando o desempenho de cada uma) e o Technorati ou Google Blog Search (para acompanhar posts de blogs, site ou produtos).

Mídias Sociais e Promoções
Promoções em mídias sociais podem trazer ótimos resultados quando trabalhadas com o público correto.
No Twitter, por exemplo, existe a função RT ou retweet que permite que os usuários reproduzam uma mensagem sua para outros usuários, e a sua divulgação aumenta. Faça um teste: envie uma mensagem sobre determinada promoção e acompanhe.

Outras ações
Tenha um blog em seu site. É através dele que o conteúdo será gerado e divulgado nas mídias sociais, gerando uma grande interação entre os usuários, além de aumentar a credibilidade da sua empresa. Usuários gostam de blogs que trazem dicas e os acessam com frequência se forem sempre atualizados.
Lembre-se que as mídias sociais são um vasto campo para os usuários trabalharem suas marcas. Não se prenda ao básico, analise, estude e veja qual o melhor caminho para o seu sucesso. Aproveite tudo que essa relação tem a oferecer.