O mundo do SEO está mudando a cada dia, agora é a vez da criptografia se tornar um dos fatores de ranqueamento.
Matt Cutts, líder da equipe de Webspam do Google, disse mês passado em entrevista que ainda não tinha nada definido sobre o assunto; mas agora é realidade. O que era rumor se tornou fato e já começa a trazer resultados, embora ainda em menor escala.
Criptografia Como Mais Um Fator de Ranqueamento Afeta Poucas Buscas
Dois dias atrás (06/08/2014), o Google publicou em seu blog de segurança, (em inglês) a notícia de que a criptografia ( HTTPs ) em sites terá um peso de influência, ainda que muito leve, no algoritmo de busca da empresa.
Outros fatores como conteúdo de alta qualidade, ainda terão peso maior, como ressaltou o site referência em notícias sobre tecnologia e atualização do Google, Search Engine Land, no post Google Starts Giving A Ranking Boost To Secure HTTPS/SSL Sites (em inglês). E, apesar de somente 1% das buscas serem afetadas, o Google quer incentivar os proprietários de sites a aderirem ao protocolo HTTPS, para melhoria da segurança online.
Incentivo ao Uso do HTTPs no Brasil Para Melhoria da Segurança nas Transações
Grandes sites de e-commerce e bancos já utilizam a criptografia para dar maior segurança durante as transações eletrônicas. Porém, muitos sites de e-commerce locais ainda não utilizam a tecnologia, devido ao custo e dificuldade técnica de implementação.
Todavia, creio que essa notícia irá incentivar os proprietários de sites e webmasters a darem mais atenção a esse recurso, estudar e pesquisar as melhores opções, atingindo a meta do Google. Hoje, existem no Brasil várias empresas que oferecem o Certificado SSL (criptografia HTTPS) aos sites e ainda realizam testes de segurança e dão suporte sobre o assunto. Seguem três exemplos que se destacam:
- Prodemge – Certificado SSL,
- Certisign – Certificado SSL e
- Site Blindado – Certificado SSL, testes de vulnerabilidade e suporte.
Agora, é esperar para ver o quanto a utilização será significativa para a melhoria dos rankings dos sites do Brasil. Em breve veremos a publicação de algumas pesquisas sobre o assunto.
Orientações do Google Quanto ao Uso dos Certificados SSL
Enquanto somente 1% das buscas estão sendo afetadas, os webmasters terão tempo para realizar as mudanças e o Google publicará documentação sobre o uso da criptografia, para maior suporte; mas, de antemão, já dá algumas dicas:
- Decidir que tipo de certificado precisa: único, para todo o domínio ou curinga
- Usar certificados de chave de 2048 bits – concede maior segurança
- Usar URLs relativos para recursos que residam no mesmo domínio seguro – um exemplo são as urls das imagens que devem estar com o protocolo HTTPS
- Usar URL relativos para todos os outros domínios
- Conferir um um artigo sobre como mudar o endereço do site (em inglês)
- Não bloquear o rastreio do protocolo HTTPS pelo robô de busca do Google, usando o robots.txt – alguns webmasters bloqueiam a indexação desse protocolo pelo robots.txt
- Permitir a indexação das páginas pelos motores de busca sempre que possível
- Evitar o uso da meta tag robots NOINDEX;
Então, já comece a estudar sobre o assunto. Para informações adicionais sobre criptografia (SSL e HTTPs), segue dois links úteis:
Via: Webisaac
A Turbosite já implementou em seu site a criptografia, confira em www.turbosite.com.br.