Já é sabido que o e-mail marketing, se bem usado, é uma poderosa ferramenta de capitação e fidelização de clientes.
Mas você conhece os tipos de e-mail marketing, e como usá-los?
A maioria das empresas enxerga o e-mail marketing somente como ferramenta de vendas, e ignoram o fato de que o e-mail marketing é, acima de tudo, uma ferramenta de comunicação.
Alguns dos tipos mais usados:
COMERCIAL
Tem como foco uma ação isolada de vendas. Por exemplo, divulgação de uma oferta especial, envio de cupons promocionais, sorteios, etc. Este tipo de conteúdo costuma gerar bons resultados por ter uma oferta direta e clara. Este tipo de ação serve para fidelizar o seu cliente, fazendo-o sempre esperar por ofertas especiais e boas condições de compra.
- Cupons promocionais
- Descontos e promoções
- Campanhas sazonais
SERVIÇOS
São e-mails informativos relacionados á alguma transação ou andamento e conclusão de serviço solicitado. São importantes para diminuir a expectativa do cliente que realizou a ação e por permitir o acompanhamento e registro da transação.
- Confirmação de compra ou pedidos
- Retorno de chamados técnicos
- Respostas à dúvidas do SAC
RELACIONAMENTO
É o tipo de comunicação que enfatiza a interatividade e a conexão com o cliente, e contribui no aumento da percepção de valor da sua empresa para os clientes e mercado.
- Lembretes
- Felicitações de datas comemorativas e aniversário
- Agradecimentos e convites especiais
INFORMATIVOS
São e-mails com conteúdo relevantes e interessante sobre assuntos relacionados a sua empresa ou mercado. É composto por diversos temas e assuntos ligados ao negócio da empresa, como artigos, notícias, novidades do mercado ou de produtos/serviços e dicas, por exemplo.
- Releases
- Newsletter
This post was last modified on 1 de maio de 2018 15:33