A crise econômica culminou na mudança de perfil dos profissionais de tecnologia da informação e de telecomunicações, que passa a ser mais abrangente, com múltiplas habilidades, indo além do foco no resultado, sempre de olho na gestão de custos.
O novo profissional de TI precisa identificar quais competências são críticas para conduzir o sucesso organizacional futuro, prevendo situações de instabilidade. Entre as competências estão:
1. Entender o próprio negócio;
2. Inspirar novas perspectivas;
3. Saber tomar decisões complexas;
4. Ter habilidade de criar o novo e o diferente;
5. Conciliar as ações de olho no resultado;
6. Ter capacidade de lidar com problemas;
7. Ser gestor de diversos públicos.
O desafio está em encontrar executivos capazes de atender às novas demandas do mercado. Tarefa nada fácil para quem precisará manter foco no resultado e ao mesmo tempo ter habilidade para criar o novo.
A pesquisa realizada pela consultoria de recrutamento Korn/Ferry, mostrou que os profissionais de RH estão otimistas: 60% apostam em um crescimento moderado dos negócios para 2010. Para que esse crescimento ocorra, é necessária uma mudança no papel do gestor de RH, principalmente, por esse profissional estar posicionado como importante apoiador das estratégias de negócios das companhias e ter o papel de identificar as competências nos profissionais.
Fonte: computerworld.com.br
This post was last modified on 4 de maio de 2018 13:09