Na internet, é bastante acirrada a concorrência no mercado, e as empresas, independente do seu porte, competem pelo mesmo espaço. Por isso o marketing é tão essencial para os negócios online. Mas onde é melhor investir e o que é indicado para você?
Tempo de retorno:
O retorno, tanto das mídias sociais como de SEO necessitam de paciência.
No caso do SEO, em alguns casos, pequenos resultados são obtidos em um curto espaço de tempo, mas os resultados significativos demandam mais tempo. Já mídias sociais conseguem trazer em um tempo curto mais tráfego e seguidores, porém há que se investir em outras estratégias (como já falamos aqui no Blog) para que se tire proveito dos seguidores da sua rede.
Qualidade do tráfego:
De forma geral, é quase certo que o tráfego trazido pelas técnicas de SEO à sua loja virtual é de maior qualidade, pois, as técnicas de SEO procuram atingir um público que procura pelo seu negócio. No caso das mídias sociais, a estratégia é outra, anúncios e indicações são feitos para um grande público, porém, sem sabermos ao certo quem procura pelo seu serviço ou produto, porém como a quantidade de visualizações do seu anúncio pode ser grande, há uma chance de assertividade nesta divulgação.
Os usuários conhecem seu produto?
Se seu produto é conhecido no mercado, concentre-se no SEO, já que a pessoa vai buscar nos mecanismos a palavra chave que te define. Mas se o seu negócio tem um potencial público que ainda desconhece o que você vende, as mídias sociais são uma boa solução. Como dissemos acima, a possibilidade de divulgação para um grande público é a grande sacada das redes sociais.
Mas atenção, não precisa escolher! Se possível, use as duas!
A ideia aqui é: Não escolha! Ambas as estratégias possuem seus benefícios e devem fazer parte do seu negócio, mas com os conhecimentos acima você decide onde vai concentrar mais esforços.