Cuide da gestão da sua empresa

08:52

Comprar licenças e implementar softwares nem sempre é acessível, mas existem várias soluções gratuitas que a sua empresa pode utilizar para otimizar seus processos. Selecionamos 11 soluções que podem ser aplicadas de imediato ou alteradas de acordo com as suas necessidades. Confira:

1 – Compiere
Pacote de gestão empresarial com funcionalidades básicas de um sistema de atendimento ao cliente (CRM), de fácil personalização e sem programação. A versão “community edition” cobre finanças, serviços de RH/folha de pagamento, gerenciamento de estoque, vendas e relatórios. Não vem com interface baseada na web, nem funcionalidades avançadas como gerenciamento de manufatura e de depósito, disponíveis nas edições comerciais.

2 – Dimdim
O Dimdim é um servidor de conferência e streaming media. Os usuários podem compartilhar documentos PowerPoint e PDF e áreas de trabalho inteiras, com áudio e vídeo pela internet em conversas públicas ou privadas.

3 – Drupal
Sistema de gerenciamento de conteúdo, beneficia-se de uma vasta oferta de módulos abertos (e de baixo custo) compatíveis, de uma comunidade muito forte e do suporte comercial à fornecedores como a Acquia.

4 – Intalio BPM
Satisfaz diversos itens na lista de quesitos de modelagem dos processos de negócios. A versão “community edition” inclui um processo BPEL e um servidor para fluxo de trabalho humano.

5 – JasperSoft BI Suite
Proporciona a melhor experiência em geração de relatórios no campo do software livre. É necessário ter uma assinatura paga para obter funcionalidades avançadas do JasperSoft BI Suite, tais como relatórios mais sofisticados e painéis em tecnologia AJAX via “arrastar e soltar”.

6 – Magento
Lidera em comércio eletrônico com gerenciamento de catálogo e de clientes, administração central de múltiplas lojas virtuais, suporte a diferentes moedas e idiomas e capacidade de relatório e análise.

7 – Openbravo ERP
Facilita todas as fases do atendimento de pedidos, do depósito até a entrega, passando por compras, contabilidade, relatórios online, gerenciamento básico de clientes e um flexível framework aberto para desenvolvimento de novos módulos. O Openbravo provê a mesma vasta funcionalidade nas versões “community edition “e “professional”.

8 – Pentaho BI Suite
Recursos corporativos como clustering e gerenciamento de repositório estão disponíveis mediante pagamento de assinatura, e os painéis e assistentes de criação de relatórios são inferiores aos do JasperReports. Mas o Pentaho BI Suite é a melhor opção para ETL, fluxo de trabalho, OLAP e análise multidimensional.

9 – Piwik
Pretende ser a alternativa de código aberto ao Google Analytics. Ele roda em PHP e MySQL e possui um painel que permite arrastar e colar. Permite também monitorar quantos web sites deseja. Estão disponíveis plug-ins para localização geográfica. A inserção do código está automatizada nas páginas do Drupal, Joomla, WordPress e outras plataformas de publicação.

10 – SugarCRM
Oferece uma fácil e flexível interface web baseada em AJAX para gerenciamento de oportunidades, clientes e campanhas de marketing, apoiada por complementos abertos. Projeções, relatórios, integração com o Microsoft Office e outros recursos avançados são encontrados somente em edições pagas.

11 – WordPress
Melhor plataforma para publicação de blogs. Baseado em PHP, Apache e MySQL, o WordPress é personalizável e extensível por meio de centenas de temas e plug-ins gratuitos.

Fonte: PC World