A comunicação organizacional e seu planejamento como instrumento para atingir mais rapidamente os objetivos estratégicos.
As organizações vivem num cenário de maiores oportunidades de mercado, junto a um ambiente empresarial competitivo. Em função disso, é importante analisar os aspectos dos atuais processos de comunicação nas organizações. A comunicação utilizada de forma estratégica permite expansão às organizações, através da busca de oportunidades, além de torná-las menos suscetíveis às instabilidades de mercado.
O profissional desta área deve gerenciar a comunicação corporativa considerando seu valor econômico. Além disso, esta ação gerencial precisa ser desenvolvida de acordo com os pontos macro-ambientais: economia, política, cultura e sociedade, assim como os fatores condicionantes internos da própria organização.
A diferenciação é imprescindível, o cliente é cada vez mais o centro das atenções, e este busca mais qualidade, rapidez e conveniência para fazer suas escolhas. É através da administração da comunicação que se torna possível posicionar, estabelecer e manter uma relação de confiança e diferenciação da concorrência do mercado, especialmente com os clientes.
A administração da comunicação eficiente se constitui o caminho para formar e consolidar os melhores conceitos para as organizações, seus produtos e serviços, fundamental para a sobrevivência e o desempenho de uma organização. Ao fornecer as melhores estratégias para favorecer o inter-relacionamento dos diversos públicos externos e internos, uma relação de confiança com os vários interlocutores organizacionais é estabelecida, constituindo-se em poderoso diferencial competitivo.
Fonte: Texto adaptado de Rogério Morgado, mestre em Comunicação pela ECA-USP, pós-graduado em Marketing na ESPM e pós-graduado em Administração pela Evendine College, no Reino Unido.