Já discutimos aqui no Blog sobre a importância das redes sociais para as empresas nos dias de hoje. Porem, um erro bastante comum é achar que apenas criar perfis nas redes já existentes como Facebook e Twitter é suficiente para gerar um vínculo forte o suficiente para fidelização dos clientes ou aproximação do seu público-alvo.
Chega agora o desafio: Como produzir conteúdo relevante? Como fazer com que as pessoas curtam e compartilhem as coisas que são postadas? Como atrair mais seguidores?
Antes mesmo de começar a pensar em conteúdos relevantes, acredito ser necessário um planejamento:
- Crie um plano de pautas de acordo com o calendário anual, datas comemorativas e crie uma referencia com a linha de negocio da sua empresa.
- Estipule objetivos: Quantos seguidores pretende ter?
- Trace metas: Número de seguidores que pretende X em quanto tempo?
- Analise seus concorrentes, visite suas fanpages, e saiba o que eles estão fazendo na rede.
- Trace seu público: Qual o seu público-alvo, faixa etária, escolaridade, regionalidade, sexo, etc.
- Decida a linguagem a ser usada.
- Verifique através de ferramentas de analises de visitação (Google Analytics, por exemplo) ou infográficos, os melhores dias e horários para postagens.
- Acompanhe seus números. (Todos eles!) Eles falam muito sobre a sua empresa e seu segmento.
- Crie um manual para a produção de conteúdo: Defina o que falar e o que não falar.
- Crie uma identidade: Linguagem, tom da mensagem, periodicidade, imagem vs texto, etc.
A partir de agora, comece as postagens e acompanhe! Acompanhe tudo, acompanhe os números gerados, likes, compartilhamentos, comentários, visitação, tudo!
E analise como seus usuários estão reagindo o que estão falando a respeito da sua marca e seus concorrentes.
E não esqueça que a net é um ambiente muito peculiar, dinâmico e versátil. Seja breve! A internet prima pelo objetivismo! Posts muito longos não atraem atenção.
Se for necessária uma postagem mais longa, use uma chamada curta falando sobre o que se trata o texto, e use link para leva-lo até o conteúdo na integra.