Conquistar clientes é um processo que demanda um conjunto de detalhes e ações. E às vezes, uma pequena falha já é suficiente para que seus clientes troquem você pelo seu concorrente.
Veja aqui os erros mais comuns que podem irritar seu cliente.
Falta de clareza:
Durante a negociação, a transparência é fundamental. Não há nada que irrite mais é descobrir, depois de feito um negócio, que há “pequenas letras” que não foram esclarecidas da forma correta.
Seu cliente deve estar ciente de todos os detalhes antes da compra e seus funcionários deverão ser bem treinados para o esclarecimento de todas as dúvidas que surgirem no meio do caminho.
No caso de sites, quando mais informações sobre o produto ou serviço, melhor! Texto, claro e sucinto. Insira em seu site as opções de acesso a contratos, regulamentos, se houver.
No caso de vendas online, tenha a opção de manter o cliente informado sobre a situação do pedido e avise antecipadamente se o prazo de entrega mudar.
Nada irrita mais do que a falta de informação sobre prazos de entrega e status do pedido online.
Falta de modéstia:
Sua empresa é ótima e presta um excelente serviço, nós sabemos! Mas deixe o cliente descobrir isso por si só. Dê a ele apenas as ferramentas.
Não há nada mais irritante do que buscar informações sobre um determinado serviço ou produto e se deparar, textualmente ou pessoalmente, como um monte de termos técnicos. Aposte em um tratamento mais próximo, e use a empatia.
Seu cliente não conhece tão a fundo seus serviços, e cabe a vocês explicar da melhor forma possível.
Atenda bem, dê assistência quando necessário e saiba negociar ao ouvir um não, pois ele pode não ser definitivo.
Falta de flexibilidade:
Seu cliente pode mudar de ideia, aceite isso! Ao contratar um serviço, seu cliente pode precisar de alguns pequenos ajustes, como por exemplo, uma mudança na data de vencimento, alteração na forma de pagamento, adiantamento na entrega, etc.
Sabemos que há pedidos que não são possíveis de ser atendidos, mas há outros perfeitamente possíveis, bastando para isto boa vontade.
Faça o possível para atendê-lo bem! E se não for possível atender ao pedido, seja sincero e explique a situação, buscando dar alternativas para o problema.
Falta de paciência
Lidar com pessoas exige paciência e muito jogo de cintura. E não é qualquer pessoa que tem talento para isto. Muitas pessoas confundem firmeza com grosseria.
Seja firme e seguro ao tratar seus clientes, mas nunca grosseiro. Tratar com pessoas exige muito mais saber ouvir, entender o que o outro deseja. Ele pode ser a centésima pessoa com que você fala ao longo do dia, mas você é a primeira pessoa com quem ele fala sobre o seu produto. Então, mantenha a calma! Escute o que ele tem a dizer, sempre!
Sucesso!